segunda-feira, 6 de junho de 2016

NASCIMENTO DE SANTO AMARO

Em 1837 a vila foi elevado a categoria de cidade dando inicio a cidade de Santo Amaro, havia no século XIX mais que 61 engenhos de cana de açúcar e duas vias terrestres que ligavam santo amaro ao Maranhão atravessando os sertões e Minas Gerais. aos poucos santo amaro se tornava um dos maiores portos açucareiros do recôncavo. Com o passar do tempo houve uma expansão dos engenhos nas zonas dos rios sergipe e subaé ( rio subaé um importante rio da cidade, serviu de meio de entrada e saída de mercadorias, atualmente com um desastre ecológico ocasionado por um despejo de chumbo inadequado por uma fabrica, o rio é considerado morto e inadequado para qualquer utilização) 
Quanto mais a industria açucareira produzia e se desenvolvia engenhos e mais engenhos eram feitos, ja tínhamos 85 engenhos ( na época já tinha a tecnologia do engenho a vapor) e 4 paroquias. Eram produzidos fumo, açúcar e café porém o açúcar foi o principal responsável pelo comercio da época, nas margens do rio foi construído um centro das cargas e descargas que era o mercado municipal da época, no mercado comerciantes de todos os lugares do país negociavam suas mercadorias.
 Em 1847 começou a ser feita a navegação a vapor que ligava Santo Amaro X Salvador, com o aumento do fluxo de pessoas que entravam e saiam e a má estrutura sanitária da cidade comerciantes que vieram trouxeram consigo a cólera, que vastamente matou muito mais da metade da população da época e enfraqueceu o comércio. No século XX com o comércio enfraquecido e o comercio da beterraba a todo vapor em outros estados houva e decadência e uma crise da cana de açúcar. 














Vista frontal do Mercado Municipal de Santo Amaro
















Mercado municipal vista posterior centro e encontro entre comerciantes e cargas




















Rio subaé, principal meio de transporte de escravos e cargas, responsável por transporte de produtos como o fumo, café e açúcar















Rio Subaé 















Rio subaé

Nenhum comentário:

Postar um comentário