segunda-feira, 6 de junho de 2016

CULTURA, RELATOS E FOTOS


Santo Amaro cidade culturalmente rica com grandes manifestações como o bembé e o maculelê, samba no prato, as manifestações do dia 13 de maio que ocorre na praça do Mercado Municipal antigo mercado que guardava produtos transportados pelo rio Subaé para Salvador homenageiam ao


"fim da escravidão" como diz na letra da música 13 DE MAIO de Caetano Veloso ( Artista e filho da terra)






13 DE MAIO



Dia 13 de maio em Santo Amaro

Na Praça do Mercado

Os pretos celebravam

(Talvez hoje inda o façam)

O fim da escravidão

Da escravidão

O fim da escravidão

Tanta pindoba!

Lembro do aluá

Lembro da maniçoba



Foguetes no ar

Pra saudar Isabel

Ô Isabé

Pra saudar Isabé


Em entrevista feita ao seu José morador há 84 anos na cidade de santo Amaro, foi relatado as vagas lembranças do tempo em que ele era "rapaz" das manifestações e de como a cidade era vista pelos moradores:

- Em sua Juventude me conte um pouco como era a cidade:


" Eu sempre amei a minha terra, se isso voce for colocar lá, pra todo mundo ver diga que eu amo a minha cidade, quando eu era rapaz na facha de uns 19 anos, sabe? Eu adorava ir para a praça da purificação e tinha uma grande paixão pelas luzes que se acendiam na igreja quando tinha missa, eu gostava tanto que nem ia pra missa, ficava na porta da igreja vendo as luzes e as moças é claro ( risos) eu vivi coisas maravilhosas aqui, na festa que temos no dia 13 de maio eu era mais velho e eu gostava de ver o "nego fugido" e o bumba meu boi, acho que os jovens de hoje em dia deveriam aprender a gosta dos lugares onde eles moram, só reclamam e reclamam o tempo todo e eu não tenho paciência mais minha filha, se eu pudesse te dizer como era santo amaro, as coisas não eram fáceis a vida se tornava difícil as vezes e a gente trabalhava muito pra viver, mas a gente vivia até bem, hoje em dia eu entendo porque os jovens estão morrendo ou indo embora, morrem porque estão se envolvendo com porcaria e vão embora porque não ver aqui um futuro, é difícil emprego, estudar não tem opção, minha neta foi para salvador e vem aqui de vez em quando dizer que veio pra me buscar, mas não saio não minha filha, eu gosto muito daqui vou ficar aqui, aqui esta tudo que eu mais gosto..."

- O Que que o senhor mais gosta?

" Da missa minha filha, eu já não te falei ? quando eu era rapaz eu ia ver as luzes e as moças, hoje eu nao to mais na idade pra essas coisas ai eu entro na igreja e assisto minha missa, vou embora e tomo meu café, na porta de casa não da mais pra ficar, mas as vezes eu vou para a escadaria da igreja praça da purificação jogar dama ou dominó, eu gosto também de comer beiju e maniçoba "´






















Antiga Igreja da Purificação fonte:
http//santoamarohistoricoblogspot.com



Atual Igreja da Purificação Fotografia Ana Carolina Porto

 
Antiga praça da Purificação fonte: http//santoamarohistoricoblogspot.com


Atual praça da Purificação Fotografia: Ana Carolina Porto

Antigo Mercado Municipal fonte http//santoamarohistoricoblogspot.com

Atual Mercado Municipal fonte : http://www.santoamaro.ba.gov.br














Feira livre fotografia Ana Carolina Porto 












Feira livre em frente ao Mercado Municipal de verde é a folha da maniçoba, comida de origem indígena muito consumida em Santo Amaro 


Santo Amaro que me inspira 

Amo fotografar a natureza, apaixonada por animais, minha terra é minha fonte de inspiração, sempre quando estou cansada da rotina e do dia a dia, venho buscar refugio na minha querida cidade, minha eterna poesia ... 



















7 comentários:

  1. Amei seu trabalho, como é bom conhecer toda a beleza de sua Rua, na cidade de Santo Amaro, estado da Bahia. Parabéns carol.

    ResponderExcluir
  2. Lindo ver a arquitetura da construção e perceber algumas mudanças e algumas constâncias ao longo do tempo. Parabéns Carol, entender como Santo Amaro se relacionou com Salvador como um espaço econômico importante, você de forma bem clara.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Com é bom mostrar a beleza e a cultura da nossa cidade. Amei o seu trabalho muito criativo.

    ResponderExcluir
  4. Incrível.....conhecer uma pouco sobre Santo Amaro terra de tanta riqueza cultural, uma pena que o povo tenha sofrido tantas tragedias, mas é bonito de se ver que embora tantas coisas ruins tenham acontecido a vontade de recomeçar esteve sempre presente! parabéns, pelas imagens !

    ResponderExcluir
  5. Quanta história e relato tem a cidade de Santo Amaro!! O trabalho foi excente porque expôs de dorma clara e com fotografias belissima que nos faz entender ainda mais sobre Santo Amaro!! Parabéns!!

    ResponderExcluir